Com três novas bases da Guarda, atendimentos a ocorrências aumentam mais de 20% no primeiro semestre

Com a implantação das bases operacionais da Guarda Civil Municipal em regiões estratégicas da cidade e dos distritos, a entrega de novos equipamentos, a criação de patrulhas especializadas e capacitações, os atendimentos a ocorrências aumentaram mais de 20% no primeiro semestre deste ano. Foram 6.333 atendimentos a ocorrências de janeiro a junho deste ano, contra 5.243 atendimentos no mesmo período do ano passado.

Os atendimentos incluem recuperação de veículos, encaminhamentos para a delegacia, combate à violência doméstica, abordagem de suspeitos, apreensão de armas, apoio a outros órgãos, entre outros.

“O aumento no número de ocorrências atendidas reflete o avanço na capacidade operacional da corporação, fruto do investimento contínuo em estrutura, tecnologia e outras ações em prol da segurança”, afirma o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves.

No semestre, foram implantadas três bases da Guarda: na Zona Sul de Maringá e nos distritos de Iguatemi e Floriano. Com essas estruturas, a Prefeitura descentraliza as ações de patrulhamento, com o objetivo de proporcionar presença permanente de agentes nas comunidades e resposta mais ágil a ocorrências. Para o Delegado Luiz Alves, a descentralização representa um marco na história da segurança municipal. “Agora, Floriano e Iguatemi contam com patrulhamento 24 horas e estruturas completas de apoio”, afirma.

Outra medida implementada foi a instalação de uma base móvel (um micro-ônibus da Guarda) em locais estratégicos, como a Vila Olímpica. Além disso, a Secretaria criou setores: Inteligência e Análise Criminal, Trânsito e Patrulha Rural, com foco no atendimento às áreas mais afastadas da zona urbana.

A Prefeitura também investiu em tecnologia. Dezenove agentes participaram de capacitação para operação de drones, com foco em ações de vigilância, patrulhamento aéreo e buscas por desaparecidos. Os treinamentos incluíram fundamentos da pilotagem, regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), coleta de imagens e simulações em cenários reais.

Reforço também para a frota da Guarda, com a entrega de novas viaturas para patrulhamento escolar. Os veículos integram o planejamento estratégico para ampliar a segurança nas unidades educacionais. “Com essas viaturas, conseguimos estar presentes em mais lugares ao mesmo tempo e responder mais rápido a qualquer situação que envolva alunos, professores ou pais”, explica o prefeito Silvio Barros. A medida se soma ao reforço do patrulhamento ostensivo em todas as regiões da cidade, realizado em parceria com outras forças de segurança.

Maringá Mais Segura

Lançada em fevereiro deste ano, a operação Maringá Mais Segura reorganizou o modelo de policiamento da cidade. O programa criou a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), voltada a ações táticas, e a Patrulha Ambiental, com foco em crimes contra o meio ambiente e maus-tratos a animais. Também foram reativados o setor de motopatrulhamento e o Canil da Guarda, que agora conta com dois cães e acompanhamento veterinário.

“Com planejamento e investimentos, transformamos a segurança pública em prioridade. Vamos continuar fortalecendo a Guarda Civil Municipal para que Maringá seja, cada vez mais, uma cidade segura para se viver”, conclui o prefeito.

Para o segundo semestre, uma das ações será o aumento do efetivo da Guarda. Novos 35 agentes devem iniciar o curso de formação. Além disso, uma quarta base da Guarda será entregue na Zona Norte ainda neste ano.

Com informações de Prefeitura de Maringá 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem