Homem é preso com arma e animal silvestre ameaçado de extinção; suspeito foi encaminhado para delegacia de Maringá

Um homem de 65 anos foi preso na noite de domingo (18), por porte ilegal de arma de fogo e por caça, abate e transporte de animal silvestre ameaçado de extinção, em São Jorge do Ivaí, na região de Maringá, no Noroeste do Paraná.

A ocorrência foi registrada durante uma ação da Polícia Militar Ambiental (BPMA), no âmbito da Operação Verão Costa Noroeste 2025/2026. Segundo a corporação, a equipe realizava patrulhamento ostensivo preventivo quando abordou uma motocicleta e encontrou com o condutor um animal silvestre da espécie cateto (Pecari tajacu), que é considerada ameaçada de extinção no estado.

Durante a abordagem, os policiais também localizaram uma arma longa do tipo carabina/fuzil, da marca Rossi, calibre .44 Magnum, além de 12 munições intactas do mesmo calibre e quatro facas. Embora o homem apresentasse documentação regular da arma, incluindo CRAF e registro no SIGMA, o armamento estava sendo utilizado para a prática de crime ambiental, o que caracteriza ilegalidade.

Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado, junto com todo o material apreendido, à 9ª Subdivisão Policial de Maringá, onde foi lavrado o auto de prisão e realizada a autuação administrativa. Também foi aplicada uma multa ambiental no valor de R$ 5 mil.

A Polícia Militar do Paraná reforça que as fiscalizações ambientais seguem intensificadas durante a Operação Verão.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem